Conecte-se Conosco

Notícias

Todo ano tem… Festa de Sant’Ana

zz santana e o povo

A Festa de Sant´Ana é uma tradição de mais de 200 anos, em Caicó, no sertão do Rio Grande do Norte, no mês de julho. De tradição portuguesa, a festa em honra à avó de Jesus (mãe de Maria) dura nove dias (a novena), à qual são acrescidos o dia anterior (“a chegada”) e o dia da procissão (fim da festa). A programação é feita com base no dia da padroeira, 26/07, sendo o encerramento no domingo após essa data.  Durante esses dias a cidade fica totalmente tomada, sua população aumenta várias vezes. Aos moradores somam-se peregrinos de todo o estado e visitantes, que veem rever os amigos e familiares, trazer filhos e netos para conhecer a “terrinha”. Os reencontros são emocionantes!

Parte das comemorações é organizada pela igreja (o “lado religioso”, que envolve procissões, peregrinações, novenas, recepção dos peregrinos que chegam) e outra pela comunidade (“lado profano”, que acontece nas ruas e clubes, os famosos “bailes”).

O hasteamento do estandarte de Sant’Ana em frente à Catedral abre oficialmente o evento. O estandarte permanece desfraldado, e só é retirado após a procissão. O encerramento da festa começa com a Missa Solene na Catedral e continua na procissão, na qual o povo segue os andores de Sant’Ana e São Joaquim, que são ornamentados dentro da Catedral, antes de desfilarem pelas ruas, carregados pelos fiéis e acompanhados por milhares de pessoas. Muitos pagam promessas por graças recebidas (fazem o trajeto, ou parte dele, de pés descalços, de joelhos, carregando objetos pesados, etc.).

Durante a festa, acontecem as feiras de produtos regionais. A mais importante delas é a Feirinha de Sant’Ana, na última quinta-feira de julho. Ela é muito esperada por todos e intensamente visitada, pois nela são vendidos produtos típicos do Seridó, principalmente comida: queijos, alfenins, carne de sol, muitos doces e biscoitinhos.

Os Mais Acessados

WhatsApp chat