Conecte-se Conosco

Notícias

Paróquia de Sant’Ana promoverá oficinas artísticas culturais da Festa do Rosário

a novena rosario sitekurticao

A Paróquia de Sant’Ana, através de projeto aprovado na Lei Câmara Cascudo, promoverá como programação da Festa do Rosário de Caicó 2021 duas oficinas artísticas culturais, gratuitas. As oficinas remetem às tradições dos Negros do Rosário, sendo oficina de fabricação de tambores e pífanos e oficina de dança do espontão.

A oficina de tambores e pífanos será de 18 a 21 de outubro, com instrução de Emanuel Bonequeiro, na Casa de Cultura Popular de Caicó. A oficina segue cronograma de corte e montagem dos tambores, papietagem, pintura e preparação das peles, montagem e confecção das baquetas e talabardes. No último dia será ensinada a confecção dos pífanos, instrumento de sopro característico dos Negros do Rosário.

As aulas de dança do espontão serão ministradas por alguns integrantes dos Negros do Rosário de Caicó, na praça por trás da Catedral de Sant’Ana. A dança do espontão é a dança guerreira integrante das festividades de Nossa Senhora do Rosário, usando lanças e espontões ao som do tambor marcial.

A culminância das duas oficinas será no primeiro domingo da Festa do Rosário de Caicó, dia 24, às 17h, quando os alunos farão um cortejo da Catedral de Sant’Ana à Igreja do Rosário para apresentação artística.

Também já está acontecendo a oficina de design para artesanato, realizada pela Paróquia de Sant’Ana em parceria com Caicó Criativa, Sebrae-RN e Casa de Cultura de Caicó. Os artesãos estão aprendendo sobre como incrementar o design das suas peças a partir da identidade regional e sobre a importância da produção associada ao turismo. Os produtos serão comercializados na edição especial da Caicó Mostra Caicó, de 28 a 30 de outubro, ao lado da Igreja do Rosário.

O projeto cultural realizado pela Paróquia de Sant’Ana de Caicó tem patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do Estado, Lig Zarb Supermercado, Seridó Plast, Del Rayssa Lingerie, Slup Sorvetes e TIM MC Telecom. Apoio: Casa de Cultura de Caicó e Caicó Criativa.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis nos seguintes links:

Inscrição para Oficina de Dança do Espontão: https://forms.gle/vTBgzuRdbddvSKsQA

A Inscrição para Oficina de Fabricação de Tambores e Pífanos: https://forms.gle/52xiz2AX24U6KtUd9

Os Mais Acessados