Conecte-se Conosco

Notícias

Jovem da cidade de Campo Grande, interior do RN, faz turnê na Europa

badcce

Potiguar de Campo Grande, no Médio Oeste potiguar do RN, Grácio Zaqueu é hoje integrante de nada menos que de Filarmônica do Mar Báltico, orquestra que reúne músicos de países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Estônia Noruega, Suécia, Letônia, Lituânia, Polônia e Rússia.

Atua como trompetista e está em turnê pela Europa.

Iniciou-se na música com a Flauta Doce, ainda criança, no ótimo protejo do Instituto Gentil, em Campo Grande. Depois se encantou pelo trompete. Os estudos continuaram na Escola de Música da UFRN. 

Hoje ele mora em Helsinque, na Finlândia, onde faz mestrado na Academia Sibelius, um dos maiores conservatórios europeus.

Sempre que fala sobre sua carreira remete ao início: no Instituto Gentil, onde, além da música, teve acesso a livros, aula de informática e cursos que foram pilares para os palcos em que hoje se apresenta.

Na última sexta-feira (25), Zaqueu seguiu viagem para mais uma apresentação, e postou cheio de orgulho no Instagram:

– Eu nem sei o que falar nesse momento… 

Estou à caminho de Gdańsk no trem para o último concerto dessa turnê e, desde então, não consigo encontrar palavras para descrever o quão incrível foi a noite de ontem. Me lembro bem quando comecei a estudar trompete e levar a música a sério em minha vida, ouvia muitas gravações da Filarmônica de Berlin, admirando todos esses músicos e o nível altíssimo de música que eles conseguem trazer para o público. Nunca, nos meus maiores sonhos quando adolescente, imaginaria que algum dia iria tocar no Philharmonie. Esse dia aconteceu ontem, e que dia espetacular. Sempre trabalhei duro na música, dedicado todos os dias e ontem, foi a recompensa de todos os dias de estudo, foco, dedicação que tive. Pisar nessa sala de concerto é algo mágico, cada nota que tocava, pensava em toda trajetória que tive que percorrer para chegar aqui. 

Costumo dizer que a caminhada é longa mas muito prazerosa e que pequenos passos significam grandes passos e, algumas vezes é necessário dar dois passos para trás para dar um passo à frente. O foco e determinação só aumenta daqui em diante. Viva a música Sempre! 

Os Mais Acessados

WhatsApp chat