Conecte-se Conosco

Sem categoria

Curta-metragem potiguar é confirmado em cinco festivais internacionais de cinema

ABANDONO

Maio é só festividades na Mudernage. “ABANDONO,” curta metragem realizado pelo combo cultural e dirigido por Marcos Bulhões e Seo Cruz, foi confirmado em cinco festivais no exterior. Sendo dois deles nos Estados Unidos e três na Itália. A temporada de exibições inicia sugestivamente nessa próxima sexta-feira treze em Las Vegas, onde Abandono participa do Fear Faire Film Festival (Festival de Filmes Feira do Medo), que acontece reunindo cinema e música em torno de temas fantásticos/suspense/horror.

Na próxima semana, dias 21 e 22, é a vez do Ciak Napoli Festival (Itália) onde o curta está indicado a Melhor Filme Surreal. No Nassau Film Festival (Princeton/USA), que acontece em junho, já garantiu Menção Honrosa. Tendo ainda o Festival del Cinema di Cefalù e AmiCorti Film Festival, ambos na Itália, onde está na Seleção Oficial.

O curta Abandono foi lançado em setembro de 2021. Desde lá pela ação “Empreendendo na Qualificação” da Mudernage, como forma de qualificar e dar visibilidade ao filme a produtora/distribuidora busca inscrevê-lo sistematicamente em festivais no Brasil e exterior. Na sua trajetória o filme já recebeu louros, como o prêmio de Melhor Curta no Digital Gate International Film Festival (Argélia); foi indicado a Melhor Curta Green no Festival FilmotSav (Índia) e Melhor Roteiro no Festival Cine Urutu (Pindamonhagaba – SP). Participou em festivais na Argélia, Chile, Coreia, Índia, Itália, Turquia e Estados Unidos.

No filme, numa narrativa com nove minutos de duração, costurada pela onipresente trilha sonora de Emanoel Xablair, o elenco formado por Elcimar Macedo, Maria Di Lia, Manoel Gomes, Nara Salles, Riccardo San Martini e Vânia Maria, performa intervenções na beira mar da praia de Ponta Negra. Mergulho imagético e sensorial que, por principalmente não conter diálogos, chama o imaginário do espectador(a) para que ele/ela tenha seu entendimento particular quanto ao título da obra.

ABANDONO teve a etapa de produção/filmagem efetuada de forma independente. A finalização foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A ÍCONE-MUDERNAGE foi constituída em Natal/RN no ano de 1997, inicialmente como um estúdio de áudio/vídeo. A partir dos anos 2000 deixou de ser apenas prestadora de serviços, tornando-se também protagonista em ações culturais na área de audiovisual e música.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Seo Cruz / Marcos Bulhões

Roteiro: Marcos Bulhões / Paolo Araújo / Seo Cruz

Produção Executiva: Scilla Gabel

Fotografia: Ricardo Pinto / Seo Cruz

Montagem: Ícone-Mudernage

Trilha Sonora: Emanoel Xablair

Desenho de Som: Ícone-Mudernage

Arte/Figurino: Coletivo Marimbondo Caboclo

Realização: Ícone-Mudernage

O QUE: Curta potiguar “ABANDONO” em festivais no exterior

ONDE/QUANDO:

  • The Fear Faire Film Festival (Las Vegas – USA); Maio 13-14:
  • Ciak Napoli Festival (Napoli – Itália); Maio 21-22:
  • Nassau Film Festival (Princeton – USA; Junho
  • AmiCorti Film Festival (Peveragno – Italia); Junho:
  • Festival del Cinema di Cefalù (Palermo – Italia); Agosto: 

Os Mais Acessados

WhatsApp chat