Com fé e devoção, o povo de Caicó se despede da Festa de Sant’Ana, deste ano

Com o tema: “SANT’ANA E AS AVÓS: A EXPERIÊNCIA, O CONSELHO E O AFETO NOS AJUDAM A DESCOBRIR NOSSA VOCAÇÃO”, Caicó-RN celebrou, no período de 20 a 30 de Julho, a Festa de Sant’Ana, padroeira da Cidade.  Procissão, Missa e hasteamento do estandarte de Sant’Ana em frente à Catedral abriu oficialmente o evento. O estandarte permanece desfraldado, e só é retirado após a procissão.

O encerramento da festa começa com a procissão, na qual o povo segue os andores de Sant’Ana e São Joaquim, que são ornamentados dentro da Catedral, antes de desfilarem pelas ruas, carregados pelos fiéis e acompanhados por milhares de pessoas, terminado com a Missa Solene na Catedral. Muitos pagam promessas por graças recebidas (fazem o trajeto, ou parte dele, de pés descalços, de joelhos, carregando objetos pesados, etc.).

A Festa de Sant´Ana é uma tradição no sertão do Rio Grande do Norte no mês de julho. De tradição portuguesa, a festa em honra à avó de Jesus (mãe de Maria) dura nove dias (a novena), à qual são acrescidos o dia anterior (“a chegada”) e o dia da procissão (fim da festa).

A programação é feita com base no dia da padroeira, 26/07, sendo o encerramento no domingo após essa data.  Durante esses dias a cidade fica totalmente tomada, sua população aumenta várias vezes. Aos moradores somam-se peregrinos de todo o estado e visitantes, que veem rever os amigos e familiares, trazer filhos e netos para conhecer a “terrinha”. Os reencontros são emocionantes!

Durante a festa, acontecem as feiras de produtos regionais. A mais importante delas é a Feirinha de Sant’Ana, na última quinta-feira de julho. Ela é muito esperada por todos e intensamente visitada, pois nela são vendidos produtos típicos do Seridó, principalmente comida: queijos, alfenins, carne de sol, muitos doces e biscoitinhos.

Foto: Catedral de Sant’Ana (Instagram)