Conecte-se Conosco

Notícias

Celebração da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa em Caicó/RN

A Celebração da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa em Caicó foi celebrada no Santuário do Rosário, às 19h, sendo presidida pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos. Como já de costume, durante esse momento de pandemia, a Missa aconteceu sem a presença de público e foi transmitida pela TV Kurtição Canal 175 Brisanet via tv a cabo e em todas as plataformas digitais da @TVKurticao

#FiqueEmCasa #RezeConosco Assista pelas redes sociais da @TVKurticao

Youtube: www.youtube.com/tvkurticao
Facebook: www.facebook.com.br/tvkurticao
Instagram: www.instagram.com/tvkurticao

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no misterio da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.

A Santa Missa é então a celebração da Ceia do Senhor na qual Jesus, um dia como hoje, na véspera da sua paixão, “enquanto ceava com seus discípulos tomou pão…” (Mt 26, 26).

Ele quis que, como em sua última Ceia, seus discípulos se reunissem e se recordassem dele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).

Antes de ser entregue, Cristo se entrega como alimento. Entretanto, nesta Ceia, o Senhor Jesus celebra sua morte: o que fez, o fez como anúncio profético e oferecimento antecipado e real da sua morte antes da sua Paixão. Por isso “quando comemos deste pão y bebemos deste cálice, proclamamos a morte do Senhor até que ele volte” (1Cor 11, 26).

Como diz o prefácio deste dia: “Cristo verdadeiro e único sacerdote, se ofereceu como vítima de salvação e nos mandou perpetuar esta oferenda em sua comemoração”. Porém esta Eucaristia deve ser celebrada com características próprias: como Missa “na Ceia do Senhor”.

Hoje inicia a festa da “crise pascoal”, isto é, da luta entre a morte e a vida, já que a vida nunca foi absorvida pela morte mas sim combatida por ela. A noite do sábado de Glória é o canto à vitória porém tingida de sangue, e hoje é o hino à luta, mas de quem vence, porque sua arma é o amor.

Acompanhe toda a programação da Semana Santa pela TV Kurtição, Canal 175 Brisanet

Semana Santa
Semana Santa

Os Mais Acessados

WhatsApp chat