Conecte-se Conosco

Notícias

7 Efeitos colaterais que a insônia pode causar no seu corpo

insonia

Em alguma fase da vida, a maioria das pessoas vivenciarão problemas e dificuldades para dormir. A insônia é causada por diversos fatores, que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem interferir diretamente na qualidade de vida. Os principais são estresse, ansiedade, depressão, má alimentação, padrões de sono interrompidos, medicamentos, entre outros.

Estima-se que mais de 60 milhões de pessoas sofram de insônia por ano. Devido à rotina agitada da vida urbana, as pessoas estão dormindo cada vez menos, e dormindo mal. Existem dois tipos de insônia, a aguda e a crônica. A insônia aguda é quando a pessoa tem dificuldade em pegar no sono em meio a alguma situação de estresse. Já a crônica é quando o problema do sono é constante. Sendo a segunda, considerada um problema de saúde pública, que atinge de 30% a 50% da população.

O distúrbio do sono causa diversos efeitos colaterais que aumentam o risco de morte. Confira alguns deles.

1 – Sonolência

m decorrência de uma noite mal dormida, o corpo não se recupera completamente e não está descansado o suficiente. A sonolência pode fazer com que suas ações e reações se tornem extremamente lentas. Segundo dados da National Highway Traffic Safety Administration, a sonolência é responsável por aproximadamente 100 mil acidentes de carro por ano somente nos Estados Unidos.

Esse é um dos fatores que fazem a falta de sono ser um grande risco à segurança pública, principalmente na estrada. Estudos também já mostraram que o cansaço excessivo também pode causar acidentes de trabalho. Pessoas que não dormem o suficiente têm mais chances de se envolverem em situações de risco.

2 – Processo cognitivo mais lento

O sono é fundamental para pensar, processar e aprender. A fadiga é muito comum em pessoas que não dormem o suficiente, e isso prejudica significativamente a concentração, o estado de alerta, o raciocínio e a resolução de problemas. Isso faz com que o cérebro não atinja a sua capacidade máxima. Além do que, a falta de sono faz com que se esqueça o que foi aprendido durante o dia, já que o ciclo do sono, quando as informações e memórias são processadas, é interrompido.

3 – Problemas de saúde

Pessoas que sofrem de insônia apresentam vários problemas de saúde que aumentam o risco de morte. Alguns deles são: diabetes, palpitações irregulares do coração, pressão alta, doenças cardíacas, insuficiência cardíaca, além de aumentar as chances de acidente vascular encefálico.

4 – Depressão

Não dormir o suficiente ou dormir mal está relacionado diretamente com o surgimento de sintomas de depressão. Um estudo mostrou que pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite foram diagnosticadas com depressão e ansiedade. E esse mesmo estudo mostrou que pessoas que sofrem de insônia tinham 5 vezes mais chances de desenvolver sintomas de depressão do que pessoas que não tinham problemas para dormir.

5 – Envelhecimento precoce

Os efeitos de dormir mal podem ser vistos na pele. Não é difícil perceber quando uma pessoa dormiu mal. Os olhos ficam inchados e com olheiras, e a pele fica mais pálida. A privação crônica do sono pode ter um grande impacto na saúde da pele. Isso porque, quando o corpo não recebe a quantidade suficiente de sono, é liberada uma grande quantidade do hormônio cortisol. O cortisol destrói o colágeno na pele, que é responsável por mantê-la firme.

6 – Perda de memória

Quando o nosso corpo está dormindo, o cérebro cria ondulações agudas que são responsáveis pela consolidação da memória. Então, quando o corpo não recebe a quantidade de sono necessário, o cérebro armazena as memórias apenas temporariamente. Ou seja, dificilmente se lembrará das coisas a longo prazo, causando o esquecimento.

7 – Ganho de peso

Um outro efeito colateral da insônia é o aumento do apetite, o que pode levar à obesidade. Segundo um estudo, pessoas que dormiam menos de 7 horas por noite, tinham duas vezes mais chances de engordar do que aquelas que dormiam regularmente.

E você, tem insônia? Já teve? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Anúncio

Os Mais Acessados

WhatsApp chat