Conecte-se Conosco

Sem categoria

5 Religiões mais populares do mundo todo

babcfb

É fato que existem ao menos 4.300 religiões no mundo e todas possuem influências diversas. Deixando de lado o mérito sobre o que de fato constitui a religiosidade, os adeptos dividem as religiões em várias categorias. Dentre elas, é possível listar: igrejas, denominações, congregações, grupos religiosos, tribos, culturas e movimentos. Quase 75% da população mundial, inclusive, pratica uma das cinco religiões mais influentes em quantidade de adeptos fervorosos. Pensando nisso, você já parou para refletir sobre quais são as religiões mais populares do mundo todo? Quer saber mais a respeito do assunto? Calma que a gente te conta!

1. Cristianismo

Decorrente da vida, ensinamentos e morte de Jesus de Nazaré (o Cristo, ou o Ungido de Deus), o Cristianismo é a religião com mais adeptos no mundo (2,1 bilhões). É, geograficamente, a mais difundida de todas as religiosidades. Seus maiores grupos são a Igreja Católica Romana, as Igrejas Ortodoxas Orientais e as Igrejas Protestantes.

As igrejas ortodoxas orientais constituem um dos ramos mais antigos da tradição. No entanto, estiveram fora de contato com o cristianismo ocidental e a ortodoxia oriental de meados do século 5, até o final do século 20. Motivo? Disputa pela cristologia, ou seja, o enfrentamento sobre qual seria a doutrina da natureza e significado de Jesus Cristo.

2. Islã

O islamismo é uma das religiões mais populares do mundo, promulgada pelo profeta Muhammad na Arábia do século 7 DC. O termo árabe islam direciona a ideia religiosa fundamental do Islã, a de que o crente aceita a rendição à vontade de Allah (em árabe Allah: Deus). Allah é visto como o único Deus criador, sustentador e restaurador do mundo. O islã possui em torno de 1,3 bilhão de adeptos.

A vontade de Allah, a qual os seres humanos devem se submeter, é tornada conhecida por meio das escrituras sagradas – o Alcorão. Os escritos são prelucidações que Alá revelou ao seu mensageiro, Muhammad. No Islã, Maomé é considerado o último de uma série de profetas, que inclui Adão, Noé, Abraão, Moisés, Salomão e Jesus. Sua mensagem complementa as “revelações” atribuídas aos profetas anteriores.

3. Não-religioso (Secular/Agnóstico/Ateu)

O termo irreligião refere-se a um espectro de sistemas de crença não-religioso, incluindo o humanismo secular, o agnosticismo, o ateísmo e o antiteísmo. Abrange crenças que são simplesmente indiferentes à religião. O ateísmo é hoje o entendimento mais comum da irreligião. Na Inglaterra do século XVIII, até mesmo o deísmo teria sido considerado um ponto de vista irreligioso.

No total, existem 1,1 bilhão de não-religiosos no mundo.

4. Hinduísmo

Hinduísmo foi originado no subcontinente indiano e compreende a variados sistemas de filosofia, crença e ritual. É uma das religiões mais populares do mundo. Embora o nome Hinduísmo seja relativamente novo, se refere a uma rica tradição cumulativa de textos e práticas. Alguns dos escritos datam do segundo milênio a.C. ou possivelmente anteriores. Se a civilização do vale do Indo (3º-2º milênio a.C.) foi a fonte mais antiga dessas tradições, como alguns estudiosos afirmam, então o hinduísmo é a religião viva mais antiga da Terra.

Existem ao menos 900 milhões de adeptos aos dogmas hinduístas.

5. Religião Tradicional Chinesa

A religião chinesa, com aproximadamente 394 milhões de adeptos, não é um sistema unificado de crenças e práticas. Não tem liderança, sede, fundador ou denominações. A “religião chinesa”, em vez disso, é um termo que descreve a complexa interação de diferentes tradições religiosas/filosóficas que foram influentes na China. Ela é composta por quatro tradições principais: religião popular chinesa, confucionismo, taoísmo e budismo.

De qualquer forma, pelo acumulado de tradições, a “Religião Tradicional Chinesa” também é uma das religiões mais populares do mundo.

Anúncio

Os Mais Acessados

WhatsApp chat